Estas duas semanas têm sido cheias de compromissos sociais, ora é um almoço com as amigas do projecto 4 por 6, na zona de Almeirim, ora é um jantar de Natal, com as amigas de sempre em casa da Carlota, ora é o jantar de Natal do Grupo onde trabalho, ora é o almoço da instituição onde desempenho funções, ora é dias cheios de reuniões com caixas de chocolates à frente! Terrível esta altura do ano. É impossível resistir a tanta coisa boa que nos colocam à frente e que nos pisca o olho, que nos tenta de todas as formas possíveis. Eu bem que me esforço, mas acabo por cair na tentação e não resisto às iguarias e excessos da época. Para contrabalançar os pecados de boca de vez em quando ainda faço umas saladinhas. ;)
Ingredientes:
1/2 couve romanesco cozida
1 queijo fresco cortado em cubos
1 colher de sopa de alcaparras
tomate seco em azeite
rábano
agrião fresco
3 colheres de sopa de pinhões torrados
pimenta de moinho
azeite
1. Num prato de servir colocar os agriões, de seguida colocar as pirâmides da couve romanesco cortadas ao meio, o queijo fresco, rábano cortado às rodelas, dois a três pedaços de tomate seco em azeite cortados aos pedaços, as alcaparras e os pinhões tostados.
2. Temperar com pimenta preta de moinho a gosto e regar com um fio de azeite.
Fiz esta salada para usar uma couve romanesco - couve que resulta do cruzamento do brócolo com a couve-flor - que acho muito interessante, com as suas "pirâmides fractais", o tom de verde, e ao mesmo tempo muito estranha. Quase parece uma couve saída do jurássico! :)
A salada fica muito agradável, com uma interessante mistura de sabores. Os pinhões ajudam a dar textura. Uma óptima sugestão para fugir um pouco aos excessos da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário