quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Rapaz do Pijama às Riscas


Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas.Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…"

Li este livro numa tarde...

Não consegui parar a meio. É um livro que mexe com o nosso coração, com os sentimentos do ser humano, com os valores, com conceitos, com o tema da morte, da guerra, das religiões, da supremacia...

Já há muito tempo que não lia um livro que me fascinasse tanto, "uma história de inocência num mundo de ignorância"; o holocausto, os nazis, os judeus visto através do olhar de duas crianças de 9 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário