Um dos problemas com que me deparei na minha recente mudança de casa foi a quantidade de livros que tive que armazenar em caixotes. Só me apercebi verdadeiramente da quantidade dos quilos de livros que tinha, quando os comecei a tirar das estantes, a abrir gavetas, a encontrar caixas escondidas em armários ou a descobri-los empilhados na secretária, por detrás do computador.
Mas ter livros é um vício tremendo. Eu não imagino a minha vida sem livros! E apesar de ainda ter livros encaixotados, dou por mim a preparar a lista de presentes que gostaria de receber no Natal e que a família exige para se poder orientar. E o que está no topo da lista? Livros, claro está! :)
Ficaria de sorriso aberto e daria saltinhos de contente, se entre os embrulhos de papel bonito, colocados à volta da árvore de Natal, descobrisse algumas das seguintes obras:
- A Homemade life: Stories and recipies from My Kitchen Table de Molly Wizenberg;
- Cooking for Mr. Latte: A Food Lover´s Courtship, with recipies de Amanda Hesser;
- Tender at the bone: Growing up at the table de Ruth Reichl;
- Comfort me with apples: More Adventures at the table de Ruth Reichl;
- Garlic and Sappires: The secret life of a critic in disguise de Ruth Reichl (que está a ser adaptado para filme);
- The sweet life in Paris: Delicious Adventures in the world´s most glorious - and perplexing - city deDavid Lebovitz;
- Around my french table: More than 300 recipies from My Home to Yours de Dorie Greenspan;
- How to Cook Everything: Simple Recipes for Great Food de Mark Bittman.
A lista poderia continuar, mas como se costuma dizer o melhor é não pedir tudo de uma só vez, para não assustar, especialmente o pai Natal cá de casa. ;) Mas, enquanto os presentes não chegam, vou-me contentando com os livros que já estão colocados na estante da minha nova sala. Alguns deles resultantes de outras listas!
Um desses livros, Olives & Oranges de Sara Jenkins e Mindy Fox, inspirou-me para fazer esta receita de perna de borrego, que hoje vos apresento.
Ingredientes:
1/2 perna de borrego pequena fatiada
sal e pimenta
1 cebola cortada em meias luas
10 tomates pequenos (tomate de inverno)
2 hastes de alecrim
4 dentes de alho esmagados
1,5 dl de azeite
150 g de azeitonas pretas
1 colher de sobremesa mal cheia de paprika
1. Colocar num pirex a cebola cortada em meias luas. Acrescentar as fatias de perna de borrego temperadas com sal e pimenta.
2. Adicionar 10 tomates pequenos, as azeitonas, os dentes de alho esmagados, as folhas de alecrim, uma colher de sobremesa mal cheia de paprika e o azeite.
3. Tapar o pirex com folha de alumínio e levar a assar no forno. Antes de o assado estar terminado, retirar o papel de alumínio para a carne alourar.
Servi este prato com puré de batata com manjericão. Uma adaptação feita a partir da receita publicada no Serious Eats.
Puré de batata com manjericão
Ingredientes:
1 kg de batatas
sal
70 de queijo da ilha
1 mão cheia de folhas de manjericão (mais ou menos 35 folhas)
pimenta de moinho
noz-moscada
4 colheres de sobremesa cheias de manteiga
2 dl de leite (aprox.)
1. Colocar uma panela com água ao lume. Quando ferver adicionar as folhas de manjericão, deixar cozinhar durante aproximadamente 15 segundos. Retirar as folhas e colocá-las em água gelada, para assim parar o processo de cozedura e as folhas manterem um verde vivo.
2. Cozer as batatas cortadas em pedaços na mesma água em que fervemos as folhas de manjericão, temperada com sal a gosto.
3. Ralar o queijo da ilha para uma taça.
4. Depois das batatas cozidas, escorrê-las, esmagá-las ou triturá-las com a ajuda de um passe-vite, juntamente com as folhas de manjericão, para a taça onde temos o queijo ralado.
5. Adicionar ao puré a manteiga e mexer muito bem. Temperar com pimenta preta de moinho e a noz moscada. Acrescentar o leite e mexer muito bem.
6. Se necessário rectificar os temperos.
A carne ficou suculenta, saborosa. Os chamados tomates de inverno que usei na receita são um tipo de tomate que encontro na zona de Santarém. Pelo que sei, é um tipo de tomate pequeno, redondo, que era guardado para ser usado durante o inverno. Costumava ser pendurado em pequenos cachos e assim, as populações conseguiam consumir tomate durante o inverno. Infelizmente, nunca me lembro de o ter visto à venda. Este tomate pode ser facilmente substituído por tomate cereja.
O puré de batata com manjericão foi uma agradável surpresa. O manjericão deu-lhe um toque muito especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário