No dia do retorno ao projecto das pizzas, em casa da Carlota, recebi como presente um frasco decompota de cebola roxa, muito elogiada pelos presentes e feita pela nossa talentosa anfitriã.
Ao receber a compota achei que lhe deveria dar um destino digno de registo, não é que comida com queijinho não fosse também uma delícia e uma excelente forma de chegar ao fundo do frasco rapidamente! ;) Mas os peitos de pato que tinha congelados falaram mais alto, gritaram loucamente dentro do congelador e exigiram um molho especial e delicioso, para serem servidos no almoço de domingo passado.
Ingredientes:
2 peitos de pato
2 colheres de sopa de compota de cebola roxa
2 maçãs vermelhas
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
4 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher de chá de açúcar
sal & pimenta
tomilho fresco
1. Fazer os cortes na pele dos peitos de pato de modo a fazerem um xadrez. De seguida temperá-los com sal e pimenta a gosto.
2. Alourar os peitos de pato numa frigideira de um lado e do outro. Reservar.
3. Na mesma frigideira onde se alouraram os peitos de pato, adicionar duas colheres de sopa de água, as maçãs cortadas em pequenos cubos com a pele, a compota de cebola roxa, uma colher de chá de açúcar (ou a gosto), o vinagre de vinho tinto, o vinho do Porto e pimenta de moinho. Deixar cozinhar até as maçãs estarem macias.
4. Servir o molho com os peitos de pato cortados. Polvilhar com tomilho fresco.
O molho com a compota combinou muito bem com a maçã, num ligeiro contraste de agridoce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário