quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Eventos Gastronômico

As manifestações gastronômicas vêm acontecendo em ritmo crescente, no ano passado os grandes eventos deram passos de gigante; as palestras e debates abordaram temas interessantes e tiverem um respaldo de um público mais consciente e informado, ainda estamos no caminho de criarmos espaço para diálogos mais consistentes, mas já sinto que não vai demorar muito para alcançarmos esse momento.
Os eventos não se destacaram somente pela estrutura e pela presença de grandes profissionais, mas também pelo reflexo de iniciativas que despertaram interessantes debates e reflexões, a exemplo do Nordeste Gourmet Bahia que escolheu um tema que valoriza os produtos locais, tema que é pauta das principais discussões em diferentes eventos no mundo: a valorização da matéria prima. O evento Comida di Buteco é outro exemplo que valoriza a “baixa gastronomia”; durante um mês os botecos passam a ser um laboratório para os especialistas e fonte de descobertas para muitos que nunca tiveram a oportunidade de ter uma vida de “botequeiro”, além de valorizar a cultura local dos botecos.
Outro assunto para o qual devemos voltar todas as atenções é a formação profissional na área: os novos profissionais e estudantes de gastronomia; é uma turma que está se moldando, profissionalizando-se e seguramente fará uma grande diferença na qualidade das cozinhas e serviços em Salvador, talvez essas mudanças sejam radicalmente perceptíveis somente daqui a alguns anos, mas para quem já está envolvido neste universo já se percebe um ânimo, um despertar de novas propostas e de muita vontade para enriquecer a nossa gastronomia. É um caminho longo, em alguns setores um pouco mais complicados que outros, mas acredito que este já seja o momento para termos um carinho especial com esses ânimos, temos que construir uma base sólida para os novos caminhos que a gastronomia baiana venha a seguir. Para os empresários da área sugiro que aproveitem esse estímulo e invistam, para aqueles que estão chegando agora, estudem, precisamos de boas iniciativas, bons projetos, excelentes cozinheiros, e para alcançarmos tudo isso o conhecimento é fundamental.
Gostaria de encerrar este balaço agradecendo ao Chef Beto Pimentel que literalmente briga, de maneira incansável, por nossa culinária e por nossos produtos, além de divulgar para a Bahia e para o mundo as nossas riquezas, também agradeço à nossa queridíssima Elíbia Portela, pioneira em muitos projetos e grande responsável pela formação e entusiasmo de muitos profissionais. Desejo a vocês muito sucesso e que essa paixão que vocês têm pela gastronomia continue nos contagiando em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário