Na passada terça-feira a família organizou uma festa surpresa ao meu cunhado Paulo, que chegou nesse dia de férias do norte do país. Quando saímos de casa, começou a chover torrencialmente. Pelo caminho apanhámos muito mais trânsito do que é habitual, um acidente, e não conseguimos chegar à hora prevista. Quando chegámos, já o aniversariante sabia da festa!
Para a organização da festa, ficou decidido que cada um dos convidados iria levar ou uma entrada ou uma sobremesa, o prato principal já estava definido e atribuído. Assim sem sobrecarregarmos ninguém fazemos uma grande festa, cheia de coisas boas. Estas festas têm a curiosidade de só sabermos o que iremos encontrar quando lá chegarmos. Ou seja, só se define o que cada um leva em traços gerais: - entradas, prato principal, sobremesas. A mim calhou-me uma sobremesa. Como sei que toda a gente gosta de chocolate, resolvi fazer um brownie de chocolate com beterraba, combinação que descobri recentemente e que tenho adorado.
Ingredientes:
250 g de chocolate em barra 70% cacao
250 g de manteiga sem sal
250 g de açúcar em pó
3 ovos
150 g de farinha com fermento
250 g de beterraba cozida e ralada sem a casca
1. Aquecer o forno a 180ºC.
2. Forrar uma forma rectangular com papel vegetal.
3. Partir o chocolate em pedaços. Misturá-lo com a manteiga e levar ao forno. Quando começar a derreter, misturar bem e voltar ao forno até derreter. Depois de derretido deixar arrefecer um pouco.
4. Bater os ovos com o açúcar, até ficar uma pasta cremosa. Adicionar o chocolate derretido com a manteiga.
5. Juntar com cuidado a farinha com a beterraba, escorrida.
6. Colocar a massa na forma e colocar no forno por 20 minutos.
Nesta receita é fundamental respeitar o tempo de cozedura para que o bolo fique húmido, intenso. Se ficar seco, é uma receita estragada.
O bolo não fica a saber a beterraba, o sabor que predomina é o do chocolate, a beterraba ajuda a dar textura e contribui para que o bolo fique intenso e húmido.
Experimentem, fica mesmo uma delícia. A receita é de Hugh Fearnley-Whittingstall.
Nenhum comentário:
Postar um comentário