sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma receita um !!!

Quando se faz uma passagem de ano em casa, acabamos sempre por ter sobras. Enquanto cá por casa continuamos a tentar acabar algumas das coisas que sobraram, gostaria de vos dar a receita de uma das entradas que fiz para a noite de passagem de ano, peras caramelizadas com queijo fresco e salada.

Ingredientes:
4 peras
40 g de margarina
4 colheres de sopa de açúcar demerara (usei açúcar branco)
4 colheres de sopa de vinagre de framboesa
2 queijos frescos grandes
mistura colorida de alfaces
50 g de miolo de noz partido grosseiramente


1. Descascar as peras, conservando os pés. Cortar as peras em rodelas com cerca de um dedo de espessura.

2. Derreter a margarina numa frigideira antiaderente e alourar as rodelas de cada pêra, de ambos os lados. Polvilhar com um pouco de açúcar e deixar caramelizar um bocadinho.

3. Retirar as rodelas da pêra e repetir com as restantes.

4. Deitar o resto do açúcar na frigideira, adicionar o vinagre de framboesa e deixar ferver em lume brando até espessar um pouco.

5. Cortar os queijos em rodelas.

6. Colocar a mistura de alfaces em quatro pratos. Por cima colocar em círculo e alternadamente as rodelas de pêra e de queijo fresco. Regar com a redução de vinagre e salpicar com o miolo de noz.

Esta entrada é muito agradável e surpreende pela combinação pouco usual de pêra e queijo fresco. A receita é da revista Saberes e Sabores (Setembro de 2008) e na imagem que documenta a receita, a pêra encontra-se na vertical, mas eu não consegui que nenhuma ficasse, porque talvez as tenha cortado mal. Na altura não pensei, descasquei normalmente as peras e penso que deveria tê-las cortado de forma a que última fatia servisse de base. Enfim, acabou por resultar na mesma. E o mais importante, é que os meus convidados gostaram. ;)

Com a chegada do novo ano, chegam também novos desejos e/ou objectivos. Fazem-se votos para o novo ano. Uma das formas que tenho para me organizar é fazer listas, grandes listas, pequenas listas, listas das tarefas a executar num dia, etc. E claro, tenho que ter sempre uma agenda. Para 2011 fiz uma lista que envolve alguns desejos gastronómicos. E desejos, são desejos. Algo que gostaria que acontecesse, mas que não depende só da minha determinação em concretizá-los. Mas vou tentar! :)

Experiências na cozinha
Este ano gostaria de fazer:
- Massa fresca;
- Macarrons;
- Tiramisu;
- Panna cotta;
- Queijo fresco;
- Pão sem recorrer à máquina do pão;
- Alheiras;
- Iogurtes e gelados. 

Viagens e passeios
Durante este ano ficaria feliz se conseguisse: 
- Visitar o museu da Pesca do Atum (Tavira) e o Museu da Massa (Roma); 
- Apanhar cogumelos e espargos selvagens;
- Contemplar um cerejal em flor; 
- Provar túbaras; 
- Comer croissants em Paris; uma francesinha no Porto e uma caldeirada na Nazaré;
- Comprar especiarias em Marrocos; 
- Pescar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário